Mestrados Integrados

Mestrado Integrado em Portugal

No âmbito do que são conhecidos no Brasil como cursos de Graduação, para além das Licenciaturas existem atualmente, em algumas áreas específicas - tais como engenharias e arquitetura - cursos combinados chamados de Mestrado Integrado. Trata-se de cursos de de 5 anos, que se traduzem na soma de um período de Licenciatura + Mestrado. Estes cursos seguem a normalização europeia do Tratado de Bolonha, configurando-se numa formação obrigatoriamente mais extensa por necessidade das saídas profissionais de determinadas áreas de estudo. Um Mestrado Integrado é composta por 300 ECTS.

No fundo, trata-se de uma Licenciatura onde não é necessário haver uma candidatura posterior a um Mestrado. O acesso para Estudantes Internacionais é realizado de igual forma às Licenciaturas, através de Concursos Institucionais específicos, sendo utilizado, de modo geral, a nota do ENEM, realizado no máximo há 3 anos.

A partir do ano letivo de 2021-2022 só existirão mestrados integrados áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina Dentária e Medicina Veterinária.

A obtenção de Mestrado Integrado corresponde à conclusão do 2º ciclo do Ensino Superior e confere o nível 7 no Quadro Nacional de Qualificações.


Não foram encontrados Mestrados Integrados para a tua pesquisa.